Courage

erasmus                                   courage logo FINAL

Projeto ERASMUS+ COURAGE (Creating Opportunities and Understanding FoR Avoiding and preventinG Exclusion)

Projeto no âmbito do programa da juventude e desporto, sendo que nele participam cinco países europeus: Dinamarca (país coordenador), Noruega, Irlanda, Lituânia e Portugal.

É um projeto de investigação, que se iniciou em outubro de 2015 e terminará em junho de 2018, pretende focar-se naqueles jovens que correm o risco de exclusão social por ainda não estarem no mundo do trabalho e já pouca ligação terem ao mundo da educação e formação, os chamados NEET’s – Not in Employment, Education or Trainning. O seu objetivo principal é o de explorar e disseminar as melhores práticas em torno do desporto, teatro, dança, musica, que acabam por desempenhar um papel essencial para fazer retornar/manter os jovens em risco no âmbito da educação/qualificação ou emprego ou ainda acesso a condições de cidadania plena.

O projeto Courage foi desenhado para se desenvolver em três fases:

Na primeira fase, os parceiros redigem o “estado da arte” referente à situação dos jovens NEET’s do seu próprio país, fazendo ainda o levantamento dos meios e projetos existentes no terreno para enfrentar este desafio tentando de seguida avaliar o que funciona neste âmbito.

Na segunda fase, cada parceiro, compromete-se a apresentar e aprofundar um ou mais estudos de caso que considere paradigmáticos, no âmbito da temática do projeto, sendo que alguns destes projetos serão ainda objeto da produção de um filme.

A análise conjunta dos estudos de caso conduzirá a um conjunto de práticas inovadoras que, numa terceira fase, serão disseminadas a toda a Europa através da webpage do projeto: http://www.eucourage.eu/, na página de facebook: https://www.facebook.com/eucourage/ e na realização de dois cursos europeus e de uma conferência que terão lugar em Outubro de 2017, na Caparica, organizado pelo AECG e em Abril de 2018 em Ennis, República da Irlanda.