Projetos

Courage

erasmus                                   courage logo FINAL

Projeto ERASMUS+ COURAGE (Creating Opportunities and Understanding FoR Avoiding and preventinG Exclusion)

Projeto no âmbito do programa da juventude e desporto, sendo que nele participam cinco países europeus: Dinamarca (país coordenador), Noruega, Irlanda, Lituânia e Portugal.

É um projeto de investigação, que se iniciou em outubro de 2015 e terminará em junho de 2018, pretende focar-se naqueles jovens que correm o risco de exclusão social por ainda não estarem no mundo do trabalho e já pouca ligação terem ao mundo da educação e formação, os chamados NEET’s – Not in Employment, Education or Trainning. O seu objetivo principal é o de explorar e disseminar as melhores práticas em torno do desporto, teatro, dança, musica, que acabam por desempenhar um papel essencial para fazer retornar/manter os jovens em risco no âmbito da educação/qualificação ou emprego ou ainda acesso a condições de cidadania plena.

O projeto Courage foi desenhado para se desenvolver em três fases:

Na primeira fase, os parceiros redigem o “estado da arte” referente à situação dos jovens NEET’s do seu próprio país, fazendo ainda o levantamento dos meios e projetos existentes no terreno para enfrentar este desafio tentando de seguida avaliar o que funciona neste âmbito.

Na segunda fase, cada parceiro, compromete-se a apresentar e aprofundar um ou mais estudos de caso que considere paradigmáticos, no âmbito da temática do projeto, sendo que alguns destes projetos serão ainda objeto da produção de um filme.

A análise conjunta dos estudos de caso conduzirá a um conjunto de práticas inovadoras que, numa terceira fase, serão disseminadas a toda a Europa através da webpage do projeto: http://www.eucourage.eu/, na página de facebook: https://www.facebook.com/eucourage/ e na realização de dois cursos europeus e de uma conferência que terão lugar em Outubro de 2017, na Caparica, organizado pelo AECG e em Abril de 2018 em Ennis, República da Irlanda.

SMILE

SMILE ( Satisfação, Mobilidade, Inovação e Liderança na Europa)

smile

Projeto no âmbito da candidatura ao programa ERASMUS+, ação KA1, que visa a formação de professores a nível internacional a partir de um plano de desenvolvimento europeu apresentado pelo Agrupamento.
Através da mobilidade de professores pretende-se, em geral, desenvolver e aprofundar a diferenciação pedagógica e saber criar ambientes de aprendizagem que permitam reduzir o insucesso escolar; melhorar a qualidade dos ambientes educativos; fomentar o trabalho colaborativo e desenvolver nos professores e alunos a proficiência em línguas estrangeiras.

Acompanhe mais de perto este projeto em https://www.facebook.com/Ka1projetosmile/



MOBILIDADES já realizadas :


Curso: RECIPE Education Centres & the best practices to prevent ESL
Local: Grécia – Tessalónica
Data de realização: 3 a 7 de Outubro de 2016
Docentes: Ilda Ribeiros e Maria Manuela Curado
Notas relativas ao curso
Disseminação efetuada


Jobshadowing: Em escolas do jardim-de-infância e 1º ciclo
Local: República Checa Humpolec e Jihlava
Data de realização: 24 a 28 de abril de 2017
Docentes: Anabela Correia, Ana Filipe, Fátima Patrício e Maria de Lurdes Gonçalves
Notas relativas à atividade  
Disseminação efetuada



Curso: Get up with Natural Sciences
Local: Finlândia – Joensuu
Data de realização: 9 a 13 de Maio de 2017
Docentes: Rita Rato e João Bispo
Notas relativas ao curso
Disseminação efetuada

 

 

Projeto MAIS

Erasmus+

MAIS (Motivação, Aprendizagem, Inovação e Satisfação)

Projeto no âmbito da candidatura ao programa ERASMUS+, ação KA1, que visa a formação de professores a nível internacional a partir de um plano de desenvolvimento europeu apresentado pelo Agrupamento. Através da mobilidade de professores pretende-se, em geral, desenvolver e aprofundar a diferenciação pedagógica e saber criar ambientes de aprendizagem que permitam reduzir o insucesso escolar; melhorar a qualidade dos ambientes educativos; fomentar o trabalho colaborativo e desenvolver nos professores e alunos a proficiência em línguas estrangeiras.

Sessão de partilha dia 18.02.2016

mais

 

 

EDP - Escolas solidárias

A iniciativa "Escolas solidárias", da Fundação EDP, tem como objetivo transformar positivamente a sociedade e melhorar as condições de vida de todos os que nos rodeiam.

A nossa escola já faz parte!

escolas solidarias

Projeto i-LEWA

Aceda à página web do projeto i-LEWA para saber do que se trata e acompanhar as atividades:

ilewa

 

Subcategorias