BE Lorosae - Documentos

O nome "BE Lorosae"

“Lorosae” (“Nascer do Sol”) foi a origem do nome BE Lorosae, em 2000, a este espaço tão importante, querendo ser uma homenagem ao povo de Timor-Leste, que conscientemente lutou pela sua independência, liberdade e pelo nascer do sol de uma nova vida vivida em paz.

Pretende-se que esta expressão adquira também para todos os alunos desta escola um significado especial, na medida em que irão ser o futuro deste país.

O crocodilo é um símbolo do povo de Timor-Leste, evoca o mito criador da ilha e encontra-se presente no logótipo da nossa biblioteca.

Mais alguns dados sobre a origem do nome da nossa biblioteca.

Política de Desenvolvimento da Coleção

A constituição de uma coleção de materiais e de recursos documentais que seja capaz de dar uma resposta adequada às necessidades dos utilizadores passou a ser uma condição imprescindível para que a Biblioteca Escolar possa desempenhar um papel ativo, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da respetiva comunidade escolar.

Designa-se por “Desenvolvimento e Gestão de Coleções” um conjunto de ações respeitantes ao material de consulta disponível numa biblioteca e que, em termos muito gerais e simplistas, compreende a seleção, a aquisição e a avaliação dos recursos existentes.

Uma “Política de Desenvolvimento de Coleções” consiste num documento escrito, emanado pela Biblioteca e que diz respeito aos princípios orientadores da constituição daquela coleção específica.

Consulte o documento de Política de Desenvolvimento de Coleções do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, que foi aprovado no Conselho Pedagógico de 28 de maio de 2014.

BE Lorosae - Regulamento Interno

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté são parte integrante do processo educativo e têm como referenciais os objetivos e princípios expressos no “Manifesto da Biblioteca Escolar”, preparado pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecários/Bibliotecas, aprovado pela UNESCO, na sua Conferência Geral, em novembro de 1999.

Consulte o Regulamento Interno da Biblioteca Escolar Lorosae.

Competências do aluno monitor

A equipa da Biblioteca Escolar pretende constituir uma equipa de Alunos Monitores especializados nas seguintes áreas: leitura, ludoteca/videoteca, informática.

Consulta aqui as Competências do Aluno Monitor e candidata-te na Biblioteca!